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Grupo Calusa

Grupo Calusa

Sobre o projeto

O Grupo Calusa é uma holding que concentra empresas com foco no autocuidado. Diferente da maioria das empresas, onde o cliente final tem um peso maior na balança dos esforços de comunicação, o Grupo Calusa já representa marcas fortemente conhecidas no mercado, por isso, chegou a nós com a necessidade de criar uma marca e identidade visual que traduzisse seu claro posicionamento para seu público interno, colaboradores atuais e futuros colaboradores.

Branding e Posicionamento

Para representar a cultura e os valores fortes do Grupo Calusa, consideramos direcionamentos e insights preciosos que pautaram a criação de toda a linguagem visual e verbal da marca, representando seu equilíbrio entre o emocional e o racional.

A valorização das pessoas, o respeito à diversidade, à beleza genuína e à singularidade de cada um foram as características consideradas do lado emocional. E o comprometimento com os resultados, o aspecto do lado racional.

 

Território de marca

Tom de voz

Para expressar a proposta da marca, sugerimos uma linguagem verbal mais aproximativa, inclusiva e, acima de tudo, respeitosa, comunicando sempre o posicionamento da empresa em relação ao respeito à diversidade e às pessoas.  

“Nosso sucesso é feito de pessoas, por pessoas e para pessoas. Somos fascinados pela diversidade e valorizamos a capacidade de realização e otimismo do nosso time.”

Outro ponto bastante enfatizado na narrativa da marca foi o comprometimento com a criação de um ambiente que possibilita o desenvolvimento pessoal e o crescimento dos colaboradores. Com um time  predominantemente formado por mulheres, o Grupo Calusa é uma empresa que se preocupa em conhecer e entender as necessidades de todos que fazem parte do seu universo, criando oportunidades justas de crescimento profissional.

“Temos paixão pelo desenvolvimento dos nossos funcionários. Somos muito exigentes, mas da mesma forma, disponibilizamos inúmeras possibilidades para que possam atingir altos níveis de resultado. Não gostamos de apenas fazer um bom trabalho, na média. Nosso objetivo é estarmos entre os melhores.”

Identidade visual 

Logotipo

Para representar o lado emocional, criamos uma marca com tipografia arredondada, com curvas e conexões, trazendo o aspecto humano para o logotipo. A conexão das letras C e A, e a junção da letra L com a U, representam a relação próxima que a empresa tem com as pessoas. Esteticamente, é uma tipografia que traz leveza, é clean e de fácil leitura, transmitindo a humildade através da simplicidade das formas.

Já para expressar o atributo racional, o business, o logotipo também traz formas geométricas, que são consideradas racionais pois têm construção simétrica, mostrando o compromisso da Calusa com os resultados.

 

Símbolo

Na criação do símbolo, usamos as mesmas premissas do logotipo. Para representar as pessoas, que são a base de sustentação das atividades do Grupo Calusa, usamos a árvore, pois ela está relacionada a significados fortes, que podem ser associados à empresa. Em muitas culturas ocidentais e orientais, a ideia da Árvore da Vida simboliza vitalidade, força e capacidade de vencer desafios. A árvore também representa a estrutura familiar através da ideia de Árvore Genealógica, uma representação visual da linhagem de uma pessoa ao traçar os parentescos com seus ancestrais.

Em um contexto organizacional, a árvore pode ser lida como a representação da empresa. O tronco sendo o Grupo Calusa, sólido e consistente, sustentado pelas raízes fortes que representam a cultura da organização. Uma estrutura que permite com que os galhos, folhas e frutos (colaboradores e clientes) se mantenham nutridos, saudáveis e possam se desenvolver. No contexto do Grupo Calusa, a árvore é um ecossistema harmônico. Por fim, o  símbolo é cercado por uma forma geométrica, que cria uma relação com o logotipo, representando o lado racional da organização.

 

Imageria Comunicação
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