Place Branding

A relação entre lugares e pessoas é o objeto central do estudo de Place Branding, um caminho consistente para organizar, desenvolver e valorizar a identidade de um local. Em um projeto de Place transformamos lugares em marcas e a partir daí adotamos a metodologia de gestão de Branding para desenvolver estratégias que valorizem seus atributos.
 
Um bom trabalho de Place Branding é o processo que envolve diferentes disciplinas e demanda dedicação, pesquisa e entendimento de que o resultado acontece em médio e longo prazo, por isso é importante que o início seja bem estruturado. Para que isso aconteça, são realizados estudos in loco para compreender a vocação do lugar, com objetivo de descobrir o que há de especial em uma determinada região, cidade ou país. A partir deste levantamento são criadas diretrizes estratégicas para potencializar a percepção de características que o tornam especial.

Urbanismo X Place Branding

Para construir a identidade de um lugar através de comunicação e estratégias de Branding, é preciso conhecer suas características e as possibilidades de melhorias relacionadas à qualidade de vida de quem visita ou mora em um determinado local. Um bom projeto de Place Branding envolve áreas de comunicação, pesquisa e também de urbanismo.

Cidade para pessoas - Jan Gehl

Fundamentado em mais de 50 anos de pesquisas sobre como o espaço construído impacta a vida das pessoas, o arquiteto e urbanista Jan Gehl é uma referência quando o assunto é o desenvolvimento de soluções urbanísticas pensadas a partir da escala humana. Neste contexto, boas cidades precisam de ruas, praças e parques, mas isso não é tudo. Lugares convidativos para o uso precisam ser dinâmicos, seguros e saudáveis. Uma cidade pensada para pessoas possui calçadas com fachadas ativas, com lojas, cafés, restaurantes e mobiliário urbano convidativo. Oferecendo um mix de soluções planejadas para potencializar a qualidade de vida.

Place Branding e o desenvolvimento das cidades

Quando aplicamos este tipo de estratégia de gestão para valorizar um determinado lugar, como uma cidade, região ou país, potencializamos a capacidade de atração de investimentos, turismo e novos talentos, o que faz do Place Branding uma excelente ferramenta para o desenvolvimento das cidades.

Quem faz?

O Place Branding pode ser realizado por governos, organizações sem fins lucrativos, empresas privadas ou uma combinação deles. Atualmente este tipo de trabalho tem ganhado cada vez mais relevância entre incorporadoras e construtoras que apresentam ao mercado propostas urbanísticas mais completas, considerando a experiência do morador além dos muros de sua residência ou prédio.

Bairros planejados e valorização de lançamentos imobiliários

Com a alta demanda por qualidade de vida, segurança e contato com a natureza, áreas com planejamento urbano totalmente voltado para a escala humana invadem o mercado, trazendo propostas que vão desde microrregiões dentro de bairros até mesmo projetos de alta complexidade e VGV. Neste tipo de projeto a experiência proposta conta muito e, em muitos casos são feitos altos investimentos para apresentar toda a proposta do lugar, valorizando ao máximo a experiência que os moradores terão antes mesmo de apresentar os primeiros lançamentos.

Conexão emocional e pertencimento

Para criar a sensação de pertencimento utilizando estratégias de Place Branding, é importante envolver os moradores locais no processo de desenvolvimento da imagem e identidade do lugar. Isso pode ser feito por meio de pesquisas, grupos de discussão, fóruns públicos e outras formas de consulta pública, que permitem aos moradores locais expressar suas opiniões e contribuir para a definição da identidade do lugar.

Outra estratégia é criar iniciativas e eventos que promovam a cultura e as tradições locais, bem como o envolvimento dos moradores locais em projetos comunitários que contribuam para melhorar o lugar. Por exemplo, pode-se realizar festivais, exposições, competições esportivas, projetos de revitalização urbana, entre outras iniciativas que criam um senso de comunidade e pertencimento, aumentando a conexão emocional com o lugar.