Bem-vindos ao amanhã!

Benchmarking, experiências de marca e uma conversa sobre tudo isso.

O Benchmarking é uma estratégia muito utilizada pelas áreas de Comunicação e Marketing. Através dela, podemos melhorar práticas e processos dentro da nossa empresa, estudando cases de marcas relevantes no mercado nacional e internacional. 

Aqui na Imageria costumamos sempre pesquisar e estudar muito sobre as novidades no mercado da comunicação. Uma dessas novidades que ficamos de olho foi a chegada da Great Wall Motors (GWM), Autotech chinesa, no Brasil. A marca chegou ao país com uma narrativa potente e focada na construção de uma imagem futurista e dentro das experiências de marca, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, foi o local escolhido para o evento do seu primeiro lançamento: um SUV híbrido.


Fonte: YouTube

Hello, tomorrow!

Com sua arquitetura futurista e sua dedicação à ciência e tecnologia, o Museu do Amanhã foi o local perfeito para a apresentação dos veículos inovadores da GWM, além de casar perfeitamente com o slogan da marca para a chegada no país, “Hello, tomorrow”, ou “Olá, amanhã” em português.

Junto com a apresentação dos modelos do HAVAL, que serão comercializados no Brasil, os convidados ainda puderam apreciar um show super tecnológico de projeções com cortina de água. Clientes, imprensa e parceiros puderam vivenciar um pouco da experiência de marca. 

Uma das grandes missões da GWM é mudar a visão do consumidor brasileiro, que não costuma ver produtos chineses com bons olhos, e para isso a empresa apostou em co-branding e associação da marca a personalidades relevantes, como o DJ Alok, empresário e novo embaixador da marca. Além de remixar uma versão de “Hello, tomorrow”, dos Beatles, o DJ também vem para expandir os valores da empresa que são alinhados com a sua produção, como a tecnologia e a inovação.


Fonte: YouTube

Comunicação integrada e experiências de marca

É muito importante que as marcas mantenham seu posicionamento em todos os pontos de contato com o consumidor. No caso da GWM, eles se propõem a serem inovadores e sustentáveis, por isso trazem carros com tecnologia híbrida, ou seja, motores à combustão e também elétricos, que trazem um impacto ambiental menor no uso.

As ações realizadas também refletem os valores da marca ao trazerem parceiros ligados com os mesmos valores, como o próprio Alok, em eventos inovadores, que exploram o uso da tecnologia como forma de encantar, como foi o caso do evento no museu do amanhã.

Essas experiências ajudam a envolver os consumidores no universo da marca, gerando percepções positivas, além de criar conexão e interações entre os stakeholders e a empresa.

Com processos bem estruturados e alinhados, a comunicação estratégica apresentada certamente contribuirá para a construção do posicionamento e consolidação da empresa no mercado brasileiro.